Reversão da vasectomia

A reversão da vasectomia é um procedimento cirúrgico que restaura o fluxo de espermatozoides, através dos ductos deferentes, e é realizado pela mesma incisão da vasectomia com auxílio de um microscópio (aumento em torno de 40x), por um profissional (urologista) habilitado a fazer microcirurgia.

Existem dois tipos de cirurgias para a reversão da vasectomia: a vasovasostomia e a vasoepididimostomia. A vasovasostomia é a operação mais frequente, permitindo a reanastomose (ligação) dos ductos através de suturas com fios mais finos que os fios de cabelo. É a cirurgia de escolha, no entanto, se ocorrer uma obstrução secundária no epidídimo o fluxo não se restabelece e a vasoepididimostomia deve ser realizada para ultrapassar esta barreira, onde é realizada a conexão do deferente diretamente no epidídimo.


Nos casos de não ser possível essa reversão, ainda existe a opção da ICSI ( injeção intracitoplasmática de espermatozóide) que pode ser utilizada para o tratamento de fator masculino grave. Atualmente, é possível associar esta técnica com a obtenção de espermatozoides diretamente do epidídimo (PESA) ou testículos (TESA) para manejar a infertilidade nestes pacientes.
 

Seguimos todas as determinações da ANVISA.

Para os tratamentos, solicitamos os exames do check list, seguindo todas as determinações da ANVISA.

Se deseja saber quais são ou obter mais informações, clique aqui.
 

Artigos relacionados

A saúde da fertilidade depende de diversos fatores, acompanhe nossas notícias e fique por dentro!

Hospital Santa Isabel e Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba

Av. Independência, 953 - 5º Andar. Piracicaba, SP | CEP 13419-155

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 7h às 12h

e das 13h às 16h