Barriga de grávida

Tudo sobre Fertilização in vitro
 

Existe posição ideal após a relação sexual para engravidar?


Existe posição ideal para engravidar?
Existe posição ideal para engravidar?


Deitar-se ajuda, mas posição do útero também influencia


Dúvida comum entre muitas mulheres que desejam ser mães, a posição ideal para ficar na cama após a relação sexual existe e pode sim ajudar na conquista da gravidez.

De acordo com o Dr. Paulo Arthur Machado Padovani (CRM 39.536), ginecologista e Diretor Responsável pelo Centro de Reprodução Humana de Piracicaba (CRHP), não é raro que mulheres consigam a gravidez apenas com algumas orientações do tipo, passadas durante consulta.


De forma geral, a posição deitada é a ideal, pois, ao levantar-se, todo o conteúdo do esperma acaba sendo eliminado do corpo da mulher.

No entanto, essa recomendação tem algumas variações dependendo da posição do útero de cada paciente.


Úteros antevertidos e retrovertidos


Os úteros podem ser antevertidos ou retrovertidos. Em mais da metade das mulheres, em torno de 70% dos casos, o corpo do útero nasce voltado para o lado da bexiga.

Algumas mulheres, entretanto, tem o órgão na direção oposta. É o chamado útero retrovertido.


Para saber a posição em que o útero se encontra, é necessário que a paciente passe por uma consulta médica.


Variações


Para quem possui o útero antevertido, a orientação é que, ao deitar-se, levante-se a nádega, colocando um travesseiro ou uma almofada embaixo dela.

Já se o útero for retrovertido, a mulher deve deitar-se de de bruços, com o travesseiro na região genital.


O importante é ficar acomodada de forma que o esperma não seja eliminado do corpo. O tempo para ficar deitada na cama é 40 a 60 minutos.


Frequência das relações

Outro fator que gera dúvidas nos consultórios médicos, é a frequência correta para as relações sexuais.


Os dias recomendados para se ter a relação vão depender do ciclo menstrual já que, habitualmente, ele é de 28 dias, mas pode variar de mulher para mulher.

Normalmente, calcula-se aproximadamente o dia da ovulação e, dez dias antes do previsto, começa-se a ter relação dia sim, dia não.

“Por exemplo, uma pessoa que tem ciclo de 28 dias, nós calculamos que em torno do 14º dia ela vai ovular. Então, a partir do 8º, 9º dia, ela começa ter relação um dia assim um dia não”, conclui o Dr. Paulo Padovani.

O Centro de Reprodução Humana de Piracicaba está instalado no Hospital Santa Isabel, graças a uma parceria com a Santa Casa de Piracicaba.



Jornalista responsável: Arlete Maria Antunes de Moraes. MTB 0084412/SP.