Quando um casal tenta engravidar por mais de 12 meses sem sucesso, ele deve investigar através de uma consulta com o especialista em reprodução assistida o motivo, afinal, já é um diagnóstico de infertilidade. O profissional buscará identificar os fatores, femininos ou masculinos, que dificultam a gravidez, solicitando exames para ambos. Entre eles o espermograma, que é o principal exame para identificar a infertilidade masculina.
O sistema reprodutor masculino pode ser afetado por várias doenças e condições não patológicas. De modo geral, as causas de infertilidade masculina incluem infecções genitais, varicocele, vasectomia, problemas congênitos, disfunções sexuais e ejaculatórias, alterações genéticas e imunológicas.
Algumas dessas condições são sintomáticas, outras não. Assim, algumas alterações nos órgãos sexuais ou mesmo no líquido seminal são identificadas pelo próprio homem, enquanto outras são observadas somente com o espermograma.
Aqui no Centro de Reprodução Assistida, temos profissionais altamente capacitados, tecnologia de ponta, estrutura acolhedora, e precisão para exames de análise seminal, já que contamos com equipe de especialistas em andrologia para maior precisão na análise das amostras.
Conheça os nossos exames e o que eles identificam:
Espermograma Completo
Exame que avalia os aspectos como liquefação, cor, volume, PH e viscosidades do espermatozoide.
A avaliação é feita por um profissional especialista em andrologia, que observa a necessidade de fazer ou não testes complementares para determinar a vitalidade e presença de leucócitos na amostra.
Espermograma com processamento seminal
Exame que avalia todos os parâmetros do espermograma, bem como o "comportamento da amostra", seja para selecionar os melhores gametas, "melhorar" a motilidade, ou remover as impurezas e toxinas.
Teste de fragmentação de DNA
Os altos níveis de fragmentação de DNA espermático estão relacionados à ausência de gravidez. Este exame é realizado para avaliar a porcentagem de espermatozoides com DNA fragmentado. É indicado para casos de abortos de repetição, falha na fertilização in vitro em ciclos anteriores, varicocele, processos inflamatórios e infecções do trato genital.
Quer saber mais sobre esse exame ou agendar o seu? Fale com nosso time!
Comments