Barriga de grávida

Tudo sobre Fertilização in vitro
 

Cinco dúvidas sobre reprodução assistida


reprodução assistida em piracicaba

Nosso especialista em Reprodução Assistida Dr. Ernesto Valvano esclarece as mais procuradas na internet


Quem é o responsável pela infertilidade do casal? Quais as chances de engravidar no primeiro tratamento? Posso engravidar de gêmeos? E escolher o sexo de bebê? Vou conseguir engravidar com 100% de certeza?

Essas são algumas das dúvidas mais procuradas na internet sobre reprodução assistida, conjunto de técnicas que busca viabilizar a gestação entre casais com problemas de infertilidade.

Para ajudar quem está procurando por informações sobre o assunto, o Dr. Ernesto Valvano (CRM/SP 48.716), que é ginecologista e integra a equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba (CRHP), explica os fatores que influenciam a resposta para cada uma delas. Confira a seguir!


Quem é o responsável pela infertilidade do casal?


Dr. Ernesto Valvano – Os estudos atuais mostram que a causa da infertilidade está ligada 30% à mulher, 30% ao homem, 30% aos dois e 10% não se consegue determinar a causa, o que chamamos de infertilidade sem causa aparente.

Quais as chances de engravidar no primeiro tratamento?


Dr. Ernesto – Isso vai depender da idade, do número e da qualidade dos embriões e da receptividade endometrial (alterações que o endométrio sofre, melhorando a capacidade de receber o embrião).

A idade é o principal fator, pois altera a qualidade dos óvulos, principalmente a partir dos 35 anos, e um óvulo ruim diminui as chances de termos bons embriões.


É possível engravidar de gêmeos?


Dr. Ernesto – Sim, é possível, mas não significa que o desejo de ter gêmeos vá se concretizar, pois dependerá diretamente do número e da qualidade dos embriões transferidos.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina determina que mulheres de até 35 anos podem receber, no máximo, dois embriões. De 36 a 39 anos têm direito à transferência de três embriões e as acima de 40 anos podem receber quatro embriões.


Pode-se escolher o sexo do bebê?


Dr. Ernesto – A possibilidade de escolha do sexo do bebê só é possível quando existirem doenças que possam ser transmitidas aos filhos. Durante a consulta, o médico pergunta à paciente sobre a presença de doenças genéticas na família. Se houver, é necessário investigar mais a fundo.


Vou conseguir engravidar com 100% de certeza?


Dr. Ernesto Apesar de todos os avanços da medicina reprodutiva, ainda não é possível garantir 100% que a gravidez vá ocorrer. O principal fator prognóstico da gravidez é a idade da mulher.

O Centro de Reprodução Humana de Piracicaba está instalado no Hospital Santa Isabel, graças a uma parceria com a Santa Casa de Piracicaba.

Jornalista responsável: Arlete Maria Antunes de Moraes. MTB 0084412/SP.

Posts recentes

Ver tudo

Klinefelter: homens podem congelar sêmen

Procedimento ajuda quem quer ser pai no futuro Homens diagnosticados com a Síndrome de Klinefelter podem congelar o sêmen para serem pais no futuro. Isto é possível porque a Síndrome apresenta intensi