Skip to main content
Verão requer cuidados contra o Zika

Verão requer cuidados contra o Zika

No Verão, período de calor e chuvas, é preciso aumentar os cuidados e a proteção contra o Zika Vírus. O alerta, do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, vale especialmente para os casais em que a mulher está grávida ou tentando engravidar.

Nesta época, em que aumentam os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o Centro de Reprodução Humana de Piracicaba orienta os casais a passarem repelente de boa qualidade, conforme orientação médica, e utilizarem roupas leves, que protejam ao máximo a pele. Todos os cuidados devem ser tomados tanto pelas mulheres quanto pelos homens, para que não transmitam o Zika Vírus para suas parceiras.

O Zika é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado, pela transfusão de sangue, por meio de relação sexual desprotegida e também via transplacentária, ou seja, da mãe para o feto. Para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como Zika, dengue e Chikungunya, é necessário controlar a proliferação do mosquito, eliminando todos os possíveis criadouros.

COMO ACABAR COM OS CRIADOUROS

– Elimine todos os possíveis focos de reprodução do Aedes Aegypti __ locais onde pode ficar água parada;

– Retire o excesso de água dos vasos com plantas e evite acumular garrafas, copos e pneus no seu quintal;

– Limpe periodicamente o reservatório de água da geladeira (comum em modelos frost free) e a bandeja externa do ar condicionado, que também acumulam água;

– Coloque em sacos plásticos, feche e coloque no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água;

– Limpe a piscina com frequência e cubra a mesma quando não estiver em uso;

-Lave com bucha, sabão e água corrente os vasilhames de alimentação de animais;

– Feche as janelas pela manhã e ao entardecer – horários em que o mosquito ataca – e use telas.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *