Skip to main content

Vacina contra a gripe é recomendada para grávidas

Mulheres que estão tentando engravidar, grávidas ou que tenham tido bebê há menos de 45 dias devem tomar a vacina contra a gripe. A recomendação é do ginecologista Paulo Padovani, diretor do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.

“A vacina é uma das mais importantes durante a gestação, já que a imunidade é reduzida neste período”, afirma Padovani. “Além de proteger do vírus da gripe, a vacina também contribui para prevenir quadros mais graves, como bronquite e pneumonia”, acrescenta.

O ginecologista alerta que as mulheres que tomaram a vacina no ano passado devem se imunizar novamente. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2017, a vacina contra a gripe traz uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1.

A dose da vacina da Influenza pode ser aplicada em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê, no caso das mulheres que não foram vacinadas durante os nove meses. O efeito protetor da dose demora de duas a três semanas.

“A vacina da gripe é fabricada a partir de um vírus inativo, que não provoca infecção mas, sim, imunidade. Não causa, portanto, os sintomas da doença e pode ser administrada na gravidez”, esclarece.

Segundo o médico, é importante destacar que quem estiver doente e com febre deve esperar os sintomas passarem para, então, receberem a dose da vacina. Na dúvida, a orientação é que a gestante converse com seu médico.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

 

DR. PAULO ARTHUR MACHADO PADOVANI
Ginecologista | CRM 39.536

• Formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí
• Pós-graduado lato-sensu pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e Associação Instituto Sapientiae
• Especialista em ginecologia e obstetrícia, e habilitação em laparoscopia
• Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
• Possui título de Capacitação em Reprodução Assistida emitido pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *