Skip to main content
Quando o ciclo menstrual volta ao normal após o parto

Quando o ciclo menstrual volta ao normal após o parto

Não existe receita pronta, nem data certa. Cada mulher é única e a volta dos ciclos menstruais vai depender de inúmeras circunstâncias. Uma coisa é certa: o fato de estar amamentando influencia na volta dos ciclos normais depois do parto, já que é comum a mulher não menstruar enquanto estiver amamentando.

“Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior”, relata o médico ginecologista José Higino Ribeiro dos Santos Junior, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.

Ele explica que depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas, ao amamentar regularmente, de dia e de noite, a mulher pode ficar até um ano sem menstruar e sem os desconfortos do período, como a TPM (tensão pré-menstrual) e as cólicas.

E essa regra vale para as amamentações regulares. Se o bebê começa a dormir a noite toda e pula as mamadas, ou se recebe complemento alimentar, a menstruação volta mais cedo, de três a oito meses após o parto.

“Já as mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares a partir de um mês depois do parto”, ressalta.

E para todas as mães, as que amamentam ou não, as que voltaram a menstruar ou não, o médico faz um alerta: o organismo libera o primeiro óvulo pós-parto antes da menstruação e isso não pode ser previsto. Daí o risco de nova gestação para aquelas que não adotarem métodos contraceptivos e voltarem às relações sexuais antes de menstruar.

“Não se deve levar em conta as histórias de que amamentando a mulher não engravida. É importante definir com o ginecologista o melhor método contraceptivo para esse período, inclusive as pílulas que são indicadas para quem amamenta”, diz o ginecologista.

Apesar de essas pílulas conterem doses baixas de hormônios, elas protegem a mulher de uma gravidez indesejada.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

 

DR. JOSÉ HIGINO RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR
Ginecologista | CRM 80.719

• Formado em Medicina pela Unicamp
• Especialista em videolasparocopia e videohisteroscopia pela Febrasgo
• Coordenador da residência médica de ginecologia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Limeira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *