Skip to main content
Obesidade afeta a gestação e a saúde do bebê

Obesidade afeta a gestação e a saúde do bebê

Mulheres em sobrepeso ou obesas têm mais chances de apresentar complicações durante a gravidez do que as que estão em seu peso ideal. O alerta é da médica ginecologista Milena Elisa Goes Dias Silva, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.

A médica explica que essas pacientes estão mais propensas a desenvolver problemas de saúde, tais como diabetes, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia, hemorragia no pós-parto ou mesmo parto prematuro.

“Estudos demonstram que essas pacientes também estão mais sujeitas ao aborto espontâneo, motivado por um quadro inflamatório ou pela deficiência de nutrientes. E no período pós-parto, têm maior probabilidade de apresentar trombose e infecção no corte operatório, nos casos de partos cesáreos”, comenta a ginecologista.

E não é só isso. Segundo a médica, os bebês gestados por mães com excesso de peso têm maior risco de sofrer malformação cardíaca, malformação anorretal (anormalidades no desenvolvimento embriológico do ânus, reto e trato urogenital) e complicações decorrentes do parto prematuro.

Por isso, a ginecologista diz que, ao decidir ter um filho, a mulher com esse perfil costuma ser orientada por seu médico sobre a necessidade de perder peso, o que deve ser feito com o acompanhamento de um especialista.

“Esse cuidado especial se junta a uma série de recomendações importantes feitas à futura mãe, como a realização de exames de sangue para diagnosticar possíveis problemas de saúde, administração de vacinas e ajuste da ingestão de nutrientes importantes, como o ácido fólico, que previne danos neurológicos no bebê”, ressalta a médica.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação


DRA. MILENA ELISA GOES DIAS SILVA

Ginecologista | CRM/SP 141.626

• Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
• Pós-graduação em infertilidade e reprodução humana pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo/Projeto Alfa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *