Skip to main content
Estou grávida. E agora?

Estou grávida. E agora?

A mulher que descobre que está grávida sem ter planejado deve procurar um médico para iniciar o pré-natal o quanto antes. A orientação é do ginecologista José Higino Ribeiro dos Santos Junior, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.

Segundo ele, na fase inicial da gravidez ainda é possível diagnosticar e tratar algumas doenças como toxoplasmose, citamegalovírus e sífilis, com o objetivo de evitar ou amenizar problemas para o feto.

No primeiro trimestre de gravidez, o médico também prescreve vitaminas e sais minerais para o bom desenvolvimento da gestante e do bebê. “É muito importante que a gestante tome um polivitamínico, com ácido fólico, além das vitaminas C,D e E, para aumentar a imunidade dela e garantir a saúde do filho”, afirma. Ele explica que o acido fólico é fundamental para prevenir que o bebê tenha doenças ligadas ao defeito do tubo neural, fenda labial/palatina, cardiopatia e síndrome de Down, além de diminuir o risco de abortos.

O médico também orienta sobre os cuidados com a alimentação da grávida, que deve ser balanceada, com carboidratos, vitaminas, proteínas e sais minerais, e de qualidade, para ela ganhe de 8 kg a 12 kg durante os nove meses.

No primeiro trimestre da gravidez, ele destaca que muitas mulheres sentem enjoo e mal-estar, provocados pelo aumento das taxas hormonais. Em alguns casos, quando há náuseas e vômitos, o ginecologista destaca que há necessidade da prescrição de medicação para evitar que a gestante desidrate e precise ser internada para reidratação.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

DR. JOSÉ HIGINO RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR
Ginecologista | CRM 80.719

• Formado em Medicina pela Unicamp
• Especialista em videolasparocopia e videohisteroscopia pela Febrasgo
• Coordenador da residência médica de ginecologia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Limeira

2 thoughts to “Estou grávida. E agora?”

  1. Queria saber se tem convênio com a Unimed. Gostaria de uma ajuda pois já tive dois abortos um 2015 e um 2016 já fui em uma clinica genética e fiz tudo tipo de exames tenho todos guardados aqui. Tudo normal nos exames mais queria uma segunda opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *