Skip to main content
Consulta anual ao urologista é essencial

Consulta anual ao urologista é essencial

“Todos os homens, a partir dos 45-50 anos, devem ser avaliados anualmente por urologista, fazendo exames de toque e dosagens sanguíneas de PSA”. A informação é do urologista Gustavo Borges, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba. Ele informa que este cuidado deve ser tomado porque o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial.

“Quando há algum caso na família de parente de primeiro grau, como pai, irmão ou tio que tenha tido a doença, a consulta ao urologista deve ocorrer a partir dos 40-45 anos”, alerta.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Urologia, um a cada seis homens no Brasil desenvolve o câncer de próstata, que é a segunda principal causa de morte por doença entre a população masculina no País.

Na fase inicial, o câncer de próstata quase nunca tem sintomas. Em estágios mais avançados, o homem pode apresentar dificuldade para urinar; demora para começar e terminar de urinar; sangue na urina ou esperma; diminuição do jato da urina ou necessidade de urinar mais vezes ao dia. “Estes sintomas nem sempre indicam câncer, mas servem de alerta para que o homem consulte um urologista”, declara Borges.

O médico solicitará o exame de sangue que mede a quantidade do Antígeno Prostático Específico (PSA), uma proteína produzida pela próstata, e fará o exame de toque. Caso haja alterações, indicará a biópsia. “Precisamos sempre lembrar que a prevenção é o melhor remédio. O câncer de próstata tem acima de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente”, afirma Borges.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação


DR. GUSTAVO DE MENDONÇA BORGES

Urologista | CRM/SP 94.121

• Formado pela Faculdade de Ciências Médicas Unicamp
• Pós-graduado em reprodução assistida
• Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *